AS AVENTURAS
DO HEITOR

Através da exploração da sua criatividade e dando asas à imaginação, o Heitor envolve-se em aventuras que decorrem em diversos contextos e locais, estando sempre garantido o entusiasmo, espírito de equipa e a necessidade de ser criativo na resolução dos problemas que vão surgindo.

PERSONAGEM
PRINCIPAL

O Heitor é um porquinho que deseja um dia vir a ser aviador, tal como o seu avô Zé. Fantasia as mais distintas brincadeiras, onde nem o céu é limite! É um “cabeça no ar” no que toca a ideias, mas nas suas aventuras é o que anima os amigos nas situações menos boas.

 

É muito inteligente, fixando até os mais pequenos pormenores das histórias, recontando-as vezes e vezes sem conta. É imaginativo, criativo e sonhador!

CARACTERIZAÇÃO
DO PROGRAMA

Partindo da leitura de “As Aventuras do Heitor”, as crianças têm a oportunidade de interagir diretamente com o boneco Heitor, em tecido, e com ilustrações dos cenários, em papel, representativos dos enredos das histórias. Assim, poderão recriar o seu próprio Heitor, adicionando-lhe cor e todos os elementos que entendam pertinentes, ora com a sua turma, ora com a ajuda dos seus pais. 

Esta ligação do programa ao boneco, permite uma ancoragem física de conceitos, comportamentos e atitudes adotados pelo personagem no programa, criando na criança um condicionamento positivo através da sua interação com o boneco.

É neste contexto que as crianças são então desafiadas a interagir e personalizar o seu boneco Heitor aquando da leitura das aventuras, o que lhes permitirá reforçar comportamentos promotores de aprendizagens significativas e o desenvolvimento de competências típicas de um perfil empreendedor.

OBJETIVOS
DO PROGRAMA

– Desenvolver a autonomia, a autoestima e o bem-estar
– Promover o desenvolvimento global da criança (motor, cognitivo, social)
– Proporcionar vivências do maravilhoso, do fantástico e do imaginário
– Estimular a imaginação e a criatividade favorecendo a expressividade
– Tornar a criança desinibida
– Desenvolver o sentido de responsabilidade
– Estimular a expressão plástica, dramática e musical

O programa tem por base a “formação pessoal e social”, uma área transversal que incide no desenvolvimento de atitudes, disposições e valores, que permitam às crianças continuar a aprender com sucesso e a tornarem-se cidadãos autónomos, conscientes e solidários.